Conheça as diferentes combinações de cores para modernizar a decoração da sua casa

01/06/2023min de leitura

A decoração da nossa casa diz muito sobre nossa própria personalidade, afinal, é nosso refúgio do mundo e deve ser o mais confortável e aconchegante para nós. Você quer dar uma modernizada na decoração da sua casa, mas não sabe por onde começar? Ta querendo fugir das decorações mais neutras, mas não sabe quais combinações de cores simples e inovadoras usar? Então vem com a gente que aqui vamos dar dicas e exemplos para te ajudar nessa missão!


Escolher cores e combinações mais modernas para sua casa pode ser um verdadeiro desafio, afinal, é a partir delas que, na maioria das vezes, o resto da decoração vai se desenrolar, desde os móveis aos itens decorativos. Por isso, antes de escolher qual vai ser a cor da sua casa, é importante estudar qual o estilo de decoração e a mensagem você gostaria de transmitir com o conjunto.


As cores do interior da casa ou apartamento vão ajudar a criar ambientes mais agradáveis e harmônicos com todos os elementos de decoração, além de influenciar na iluminação dos cômodos. Por isso, a Nova Época Imóveis preparou esse post com dicas que vão te ajudar a entender os detalhes na hora de escolher as cores que você vai colocar dentro do seu lar. Para mais dicas e informações sobre decoração, o mercado imobiliário e muito mais, não deixe de acompanhar nosso blog!


Como escolher as cores certas para modernizar o interior da casa?


Escolher as cores do interior da casa pode ser um processo complexo, mais complexo do que escolher para o exterior, pois cada ambiente pede uma opção diferente ideal para a vibe do espaço. Entender as necessidades de cada lar ou espaço é importante para escolher uma paleta de cores harmônica e moderna para a casa. No caso de uma casa, por exemplo, é importante que as cores internas combinem com as escolhidas para o exterior, por isso, fique atento.


Assim como nas cores externas de casas modernas, a paleta de cores internas precisa ser pensada para combinar com o estilo e a mensagem que você gostaria de transmitir em cada ambiente. Por isso, procure pensar em uma paleta de cores que realce os móveis que você quer colocar em cada ambiente, ao passo que traga uma sensação de aconchego. Afinal, não adianta ter um ambiente moderno, mas não se sentir confortável dentro da própria casa.


Você pode criar diferentes paredes unindo cores que se complementam ou até mesmo que são análogas. Mas lembre-se, é importante combinar seus móveis com a ideia que você quer passar no ambiente. Para cores mais modernas, unir tons neutros no ambiente ajuda a dar charme à decoração com um toque moderno.


Como montar uma paleta de cores moderna para casa?


A melhor dica para montar uma paleta de cores moderna para o interior da sua casa é usando um círculo cromático. O círculo cromático é composto por cores primárias, que são o vermelho, o azul e o amarelo, as secundárias, que conta com o verde, o roxo e o laranja, e as terciárias, uma mistura entre os tons primários e os secundários. Analisando esse círculo, você pode pegar algumas combinações boas de cores, de acordo com a decoração que você quer montar:

 

  • Cores análogas – conta com as cores que ficam ao lado uma da outra no círculo cromático, como azul e verde ou vermelho e laranja;
  • Cores complementares – para uma paleta de cores com contraste, invista em cores complementares, como amarelo e roxo, azul e laranja ou vermelho e verde. Essas são combinações intensas e bem vibrantes;
  • Decoração monocromática – já essa decoração é composta somente por uma cor, porém em diferentes tonalidades, por exemplo, uma decoração em tons de roxo, com enfeites em lilás, púrpura e roxo vibrante.


Nesse contexto, a Nova Época montou abaixo alguns exemplos de paletas modernas para usar na decoração da sua casa e aproveitar a mistura de cores para criar um ambiente que vai tirar o fôlego de qualquer visitante. 


1. Tons terrosos e verde


Como o próprio nome indica, os tons terrosos são tonalidades que remetem à naturalidade da terra, variando entre o marrom, o caramelo e o laranja. Por isso, você pode aproveitar para usar esses tons em conjunto com alguns enfeites em verde, que remete à natureza, para destacar a rusticidade e a beleza da natureza. Essa é uma combinação perfeita para quem quer passar uma vibe mais rústica na decoração.


Você pode aplicar os tons terrosos na parede, seja nela inteira ou em detalhes, e trazer o verde presente em objetos de decoração, como plantas e alguns enfeites. 


2. Verde e roxo


Essas duas cores são consideradas atualmente como as cores da moda. O verde é normalmente usado para destacar a natureza, enquanto o roxo é a cor da criatividade e da transformação. Combinar essas duas cores vai resultar em um ambiente inspirador e bem moderno. Uma dica importante aqui para fazer essa cominação do jeito certo é escolher cores de tonalidades mais vibrantes e deixar a outra mais clara.


Você pode usar um roxo mais vibrante com um verde sage, um tom de verde mais suave e acinzentado, ou um verde-esmeralda com um lilás. Sabendo equilibrar os tons na decoração, você não vai errar na composição do espaço.


3. Laranja e roxo


Sendo dois opostos que se atraem, essas duas cores se destacam muito na decoração. Por isso, use ela apenas em ambientes mais alegres e criativos, como a sala de jantar ou a cozinha, por exemplo. Esses são ambientes que as pessoas podem ver e se impressionar com a escolha de cores. Além disso, é importante lembrar de deixar para usar essa combinação nos enfeites da casa, assim é possível trocar as cores com mais facilidade caso você queira renovar a decoração do ambiente. 


4.  Vermelho e amarelo


Mesmo ambos sendo cores quentes, o amarelo é uma cor que expressa alegria e diversão, enquanto o vermelho traz sofisticação e paixão para o ambiente, o que torna essa combinação única e especial. Se você está entre uma dessas cores para compor seus móveis, prefira o vermelho e deixe o amarelo para compor alguns enfeites da decoração, como abajures e almofadas, por exemplo.


Você ainda pode trazer algumas pinturas nas paredes que tenham essas tonalidades, assim como as flores também ficam lindas nesses tons. Além disso, por serem cores quentes, você ainda pode incluir alguns detalhes em laranja, a combinação de amarelo e vermelho, o que vai ajudar a harmonizar ainda mais o espaço.


5. Azul-marinho e salmão


Caso a sua ideia seja investir em decorações realmente mais modernas, nada mais moderno do que a combinação de azul-marinho com salmão, ou outros tons de coral. O importante para não errar na hora de usar essas cores intensas na sua paleta é escolher somente uma delas para ser o destaque do espaço, deixando a outra apenas para compor os detalhes.


Você pode pintar uma parede de azul-marinho e usar o salmão em peças de decoração, como quadros, detalhes de móveis, mesas ou cadeiras e até mesmo em almofadas no sofá ou na decoração de centro da mesa. É uma dica sutil, mas que faz toda a diferença na composição do ambiente. 


Gostou das nossas dicas? Conseguimos te ajudar a entender qual estilo de decoração com cores você deseja para a sua casa? A Nova Época Imóveis espera ter ajudado e não deixa de compartilhar esse post nas redes sociais para ajudar mais pessoas que não sabem por onde começar a modernizar o ambiente interno da casa com as cores. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":